quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

JUVENTUDE: A GRANDE PROTAGONISTA DAS MUDANÇAS

Toda a articulação e organização dos manifestos pela democratização do Egito, exigindo a saída do presidente Mubarak foi realizada por um grupo de jovens denominado 6 de abril.
O grupo iniciou os protestos pela internet, convocando os cidadãos (ãs) a participarem dos manifestos, levantando-se contra a ditadura instalada a 30 anos no país e pela restauração da democracia e das liberdades.
O eco dos jovens guerreiros foi ouvido e tomou força para mobilizar e exigir as mudanças necessárias ao Estado do Egito.
Esse exemplo dos jovens egipcios já foi registrado pela história nos jovens chineses na Praça da Paz Celestial em 1989, na Itália, na Espanha e em outros locais do mundo, sempre se levantando com força pelas transformações e mudanças necessárias em seus países.
No Brasil, nos anos da ditadura militar, os jovens se levantaram contra o golpe militar, levando a bandeira pela democratização do país e pelas mudanças necessárias à vida da sociedade. Muitos foram torturados e mortos, mas de sua força e enfrentamento com setores reacionários e contra o militarismo fez brotar no início da década de 80, a ruptura do estado totalitário.
Por essa razão, na história se registra que toda a luta pela democracia, pelas liberdades e pelos direitos humanos sempre tem como principal protagonista os jovens, visto sua capacidade e criatividade para articular e organizar a sociedade, enfrentando o poder institucional com muita força, coragem e ousadia.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário