quinta-feira, 17 de junho de 2010

MULHERES E O PODER

A história registra que as mulheres sempre foram rejeitadas do processo de debate e decisões na esfera política e institucional.
A partir de 1934 as mulheres conquistaram o direito de voto e de participação no processo eleitoral.
Apesar dessa conquista, ainda se mantiveram alheias às decisões de grande relevo na sociedade, pois a participação nas vias institucionais era tímida e mínima.
Somente com o rompimento do regime de exceção na década de 80 as mulheres se organizaram e passaram a lutar pelos seus direitos dentro da esfera política, nascendo várias organizações sociais, partidárias, sindicais e movimentos voltados a discussão de gênero.
Já na Constituição Federal de 1988, houve avanços no processo de construção de uma nova sociedade despida de seu caráter machista, advindo do patriarcalismo dominante até então.
Aqui não vamos descer aos detalhes de todas as conquistas, frutos da árdua luta das mulheres, mas queremos registrar que o processo de luta alcançou seu maior relevo, pois temos duas mulheres candidatas ao mais alto cargo de nossa nação, a Presidência da República.
DILMA e MARINA representam o grande avanço da luta das mulheres pelos seus direitos e especialmente de participação nas instâncias de decisões de nossa pátria.
Talvez seja isso que nosso país precise, dos olhos e da sensibilidade de uma mulher para dirigi-lo e consolidar as mudanças que necessitamos.

PARABÉNS AS MULHERES!!!!....

Nenhum comentário:

Postar um comentário