quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O PAPEL DOS PODERES NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Muitos confundem os papéis dos poderes no Estado Democrático de Direito, talvez pela postura dos governantes que, propositadamente, distorcem as funções do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Entretanto, a esfera de competência de cada um está delineada na Constituição Federal de 1988:
O Poder Legislativo é responsável pela elaboração e edição de leis inspiradas nos insteresses da comunidade, visando promover o bem comum.
O Poder Executivo é responsável pela execução das leis e políticas públicas editadas pelo Legislativo para alcançar concretamente o bem comum.
O Poder Judiciário é responsável pela solução dos conflitos na sociedade, aplicando a lei ao caso concreto.
Assim sendo, a competência dos poderes é regulado diretamente pela norma constitucional.
Esse esclarecimento é necessário, pois estamos vivendo um momento político e muitos cidadãos (ãs), pensam que é função do candidato a esse ou aquele cargo, distribuir benefícios, como cesta básica, remédio, dinheiro, pagamento de consulta médica entre outros.
Primeiro que essa pratica é crime e por segundo o candidato que tem essa postura não compreende o papel dos poderes e funções dentro do Estado Democrático de Direito, pois o papel do Executivo é executar as leis em benefício da coletividade, do Legislativo é editar normas gerais e abstratas pela bem comum e o Judiciário é reestabelecer o equilibrío necesário quando há conflito, aplicando a norma jurídica.
Nesse contexto, os candidatos devem apresentar propostas consistentes e coerentes com o papel a qual se propõe exercer e não aquelas que extrapolará sua esfera de competência. 
Por isso fique atento as propostas e postura dos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário