INSTITUTO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA – PAPA LEÃO XIII
Os direitos humanos são um conjunto de normas jurídicas que foram edificadas ao longo da história do mundo, a partir das aspirações e necessidades de se acolher e preservar valores da pessoa humana em toda sua plenitude.
A defesa da vida com todas as suas singularidades é o primeiro valor exaltado como condição de existência e paz na sociedade, especialmente como dom supremo de Deus.
Fundamos o Instituto de Direitos Humanos e Cidadania – Papa Leão XIII para contribuir no processo de formação dos (as) cidadãos (ãs) em direitos humanos e cidadania, bem como empreender ações positivas voltadas a reafirmação dos valores da pessoa humana.
O nome Papa Leão XIII nasce da necessidade de se lembrar e exaltar o valor do primeiro Papa a escrever uma encíclica voltada aos problemas da sociedade.
Naquele tempo os operários das fábricas na Europa eram submetidos a condições deploráveis, sem limite na jornada de trabalho, sem horas-extras, férias, descansos, ganhando salários ínfimos, ou seja, sem as garantias e direitos como há hoje.
Por outro lado, assim como na atividade laboral, os operários em sua sobrevivência, não gozavam de estruturas sociais como habitação digna, saúde, educação entre outros.
Sem dúvida a Rerum Novarum fundou no seio da Igreja Católica Apostólica Romana a necessidade da Igreja caminhar com a sociedade acolhendo suas dores e flagelos, orientando na elaboração de políticas voltadas ao bem comum da comunidade.
Hoje temos a Doutrina Social da Igreja Católica, orientadora de todas as ações políticas e sociais da nossa Igreja Mãe, inspirada e edificada pela força do Espirito Santo, tendo como fundamento o projeto de Jesus Cristo e sua mensagem de amor e paz.
Assim sendo, buscamos renovar como cristãos católicos nosso compromisso na construção de uma nova civilização, com fundamento na defesa da vida e da dignidade humana, através da formação de multiplicadores desse projeto e da mensagem viva de Jesus Cristo que se concretiza no amor, caridade, fraternidade e solidariedade.
Nos colocamos à disposição para formação em direitos humanos, através de oficinas, palestras, elaboração de projetos e atividades voltadas a despertar a consciência em direitos humanos e cidadania.
Abordamos temas relacionados aos direitos humanos edificados na Constituição Federal do Brasil, tratados, convenções e pactos internacionais, envolvendo cidadãos (ãs), mulheres, crianças e adolescentes, meio ambiente, segurança pública, saúde, educação entre outros, sempre sob o enfoque dos direitos humanos e suas diretrizes.
Sidnei Oliveira Telles Filho
Presidente
Jacheline Batista Pereira
Secretária-geral